Diante da BBC, Lula evita seis vezes explicar por que não ligou para Trump

Screenshot_20250919_105620_Instagram

Em entrevista exibida pela BBC News na quarta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou “não ter relação” com Donald Trump e, ao ser instado insistentemente sobre por que não telefonou ao presidente dos EUA, desviou do ponto por seis oportunidades, repetindo que “eles não querem conversar”.

Ao ser questionado de forma direta — “por que não pegar o telefone e ligar?” — Lula respondeu que não tentou a ligação porque, segundo ele, Trump “nunca quis conversar”. A justificativa foi reiterada diante das repetições da pergunta pela repórter.

A fala ocorre no contexto do agravamento das tensões bilaterais, após a imposição de tarifas norte-americanas a produtos brasileiros e das críticas públicas de Trump ao governo brasileiro. Ainda assim, Lula sustentou que sua equipe busca canais diplomáticos, mas que a contraparte “não quer negociar”.

Em síntese, ao fim da entrevista, o chefe do Executivo não esclareceu se tomou uma iniciativa pessoal para abrir um diálogo direto com a Casa Branca — preferindo atribuir o impasse à ausência de disposição do lado norte-americano.


Hamilton Silva
Jornalista e editor-chefe do DFMobilidade. Economista (UCB), vice-presidente do Rotary Club de Brasília e diretor da ABBP.
Siga o DFMobilidade: Instagram | Facebook | X.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.