A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (12/9), Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, em nova fase da Operação Sem Desconto, batizada de Operação Cambota. As ordens foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal e incluíram ainda 13 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Distrito Federal.
De acordo com a PF, o foco da ofensiva é um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Nesta etapa, a investigação apura crimes como impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além de possível obstrução das apurações por investigados.
Recomendamos para você:
Antunes é apontado como operador que intermediava repasses de entidades a pessoas ligadas a servidores do INSS. Documentos da própria investigação indicam que pessoas físicas e jurídicas relacionadas a ele receberam R$ 53.586.689,10 de entidades associativas e empresas intermediárias, com parte desses valores chegando a vínculos de servidores.
Camisotti é investigado como beneficiário final das fraudes e nega as acusações. Também há mandados de busca e apreensão contra o advogado Nelson Wilians, em razão de movimentações financeiras consideradas suspeitas pelo Coaf entre 2019 e 2023 e de sua relação com Camisotti.
A Operação Cambota é um desdobramento da Sem Desconto, deflagrada em abril, que já havia desvelado a escalada de cobranças indevidas por associações sobre benefícios previdenciários. Nesta sexta, a PF confirmou as prisões preventivas e o cumprimento das buscas como parte da continuidade das diligências.
Os alvos serão ouvidos e, na sequência, submetidos às medidas judiciais cabíveis. A investigação segue sob sigilo para preservar as diligências e a coleta de provas.
—
Chamada à ação: gostou deste conteúdo? Compartilhe e siga o DFMobilidade para acompanhar as próximas atualizações do caso.
Redes sociais do DFMobilidade
Site: https://dfmobilidade.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/dfmobilidade/
Facebook: https://www.facebook.com/dfmobilidadenoticias/
Hamilton Silva é jornalista há 13 anos, editor-chefe do portal DFMobilidade e economista formado pela Universidade Católica de Brasília. Vice-presidente do Rotary Club de Brasília e diretor da Associação Brasileira dos Portais de Notícias (ABBP).