fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Maria Aurineide da Silva Nogueira: a pioneira que transformou a enfermagem em Brasília

IMG-20231128-WA0126

Hoje quarta-feira 31 de janeiro Maria aurineide faria 100 anos

Maria Aurineide da Silva Nogueira nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1924. Desde muito jovem, já se destacava por sua garra, determinação e amor à profissão de enfermagem.

Em 1948, mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar a primeira turma de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem Raquel Haddock Lobo. Logo após a conclusão do curso, começou a lecionar na mesma instituição.

Em 1976, Maria Aurineide se mudou para Brasília, acompanhando o marido, que havia sido transferido para a cidade. Na capital federal, ela foi nomeada como a primeira docente para definir e implementar o Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de Brasília (UnB).

A implantação do curso foi um desafio e tanto. A UnB não havia previsto espaço físico, recursos humanos e materiais para a efetivação do curso, e muitos docentes da área da saúde e dirigentes da universidade não entendiam a necessidade de um enfermeiro cursar uma universidade.

Mas Maria Aurineide não desistiu. Com sua perseverança, interesse e relacionamento construtivos  com políticos importantes na cidade, ela conseguiu conquistar espaço físico, captar enfermeiras com qualificação para compor o corpo docente, local para a instalação do laboratório de enfermagem, salas de aula e a aquisição de um acervo bibliográfico específico para a área.

A professora também foi uma importante liderança na enfermagem brasileira. Ela foi membro pioneiro de organizações da enfermagem no Rio de Janeiro e em Brasília, e sempre se preocupou com a qualidade do ensino de enfermagem nos diferentes níveis de formação.

Maria Aurineide faleceu em 2012, mas seu legado continua vivo. Ela é reconhecida como uma das grandes protagonistas da enfermagem em Brasília, e seu exemplo de determinação e dedicação inspira gerações de enfermeiros.

Algumas das principais contribuições de Maria Aurineide para a enfermagem em Brasília:

  • Implantação do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da UnB
  • Luta pela valorização da profissão de enfermagem
  • Promoção da educação em saúde para trabalhadores terceirizados da UnB
  • Participação ativa em organizações da enfermagem

Comentários