Rio abre chamamento para inserir ônibus elétricos na frota

Divulgação
Divulgação

A Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) aprovou o Plano de Trabalho que autoriza a abertura de um chamamento público que deve introduzir ônibus elétricos na frota pública municipal. O despacho foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na terça-feira, 19 de agosto.

Com a abertura do chamamento, o objetivo é apresentar e analisar soluções inovadoras visando à demonstração operacional de ônibus elétricos no serviço de transporte público de passageiros por ônibus da cidade do Rio de Janeiro.

Em julho, a Prefeitura abriu um edital de consulta pública para a primeira etapa da nova licitação do sistema de ônibus da cidade, proporcionando uma mudança no sistema de transportes da cidade com apoio de sugestões e contribuições da sociedade.

Frota elétrica até 2040
Em dezembro de 2024, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou uma lei determinando que os ônibus que realizam transporte coletivo em terras cariocas precisarão ser substituídos gradualmente por veículos elétricos, com zero emissão de gás carbônico até 2040.

A Lei nº 8.264/24 traz como diretriz a promoção de políticas públicas que reduzam a emissão de gases do efeito estufa, além da eliminação da dependência de combustíveis fósseis e do investimento em segurança energética.

Há também um projeto para ampliar as linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de bonde 100% elétrico que hoje circula na região central.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.