Aposentados enfrentam dificuldade para conseguir reembolso do INSS

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos em seus benefícios enfrentaram dificuldades nesta quarta-feira (14) para contestar cobranças irregulares, após o INSS liberar o sistema para pedidos de devolução. Embora a restituição possa ser solicitada via aplicativo Meu INSS, site ou pelo telefone 135, não houve atendimento presencial formal nas agências para registrar os pedidos.

Folha percorreu seis agências da capital paulista e constatou filas, longas esperas e falta de orientação adequada, especialmente entre idosos com dificuldades para utilizar meios digitais. Em unidades como Vila Mariana e Consolação, segurados chegaram por volta das 7h e aguardaram até quatro horas por atendimento.

Apesar das dificuldades, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, declarou que “não foram identificadas filas nas agências” e que o tempo médio de atendimento pelo 135 foi de sete minutos. Segundo ele, “ir presencialmente gera custo ao segurado” e o governo estuda parcerias com Correios e Caixa para ampliar o atendimento.

A falta de clareza nas informações também levou servidores a dar orientações desencontradas. Em uma unidade no centro de São Paulo, por exemplo, um funcionário afirmou que o segurado deveria procurar a associação para pedir reembolso, o que contraria a orientação oficial do INSS, que alerta para possíveis golpes e recomenda que o processo seja feito apenas pelos canais oficiais.

O sistema de consulta permite verificar quais entidades aplicaram descontos nos últimos cinco anos. No entanto, mesmo quem acessa o sistema não consegue ver o valor total descontado nem quanto será restituído, se o desconto for considerado indevido.

Apenas 1,4% dos usuários reconheceram ter autorizado os descontos. De acordo com Waller Júnior, 473 mil pessoas informaram não reconhecer os débitos até as 16h da quarta-feira. Até agora, 41 entidades foram notificadas e terão 15 dias úteis para comprovar vínculo com o segurado ou devolver os valores.

A operação que revelou as fraudes identificou casos em que associações forjaram autorizações para aplicar mensalidades em aposentadorias e pensões. A investigação da Polícia Federal encontrou indícios de lavagem de dinheiro e apreendeu carros de luxo, como Porsche, Ferrari e motos importadas.

Como pedir devolução dos valores:

1. Acesse o app ou site Meu INSS
2. Faça login com CPF e senha
3. Vá em “Do que você precisa?” e digite “Consultar descontos de entidades”
4. Marque se autorizou ou não os débitos listados
5. Informe e-mail e telefone
6. Confirme os dados e clique em “Enviar declarações”

O pedido também pode ser feito pela Central 135, das 7h às 22h, de segunda a sábado.

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