Expectativa de inflação para 2025 desacelera 0,02% aponta Focus

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A mediana das projeções do Relatório de Mercado – Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira, recuou de 5,53% para 5,51% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025, marcando a quarta queda consecutiva nas estimativas de inflação para o próximo ano . Apesar do recuo, o número permanece 1,01 ponto percentual acima do teto da meta de inflação, fixada em 4,50%.

O Banco Central projeta ainda que o IPCA encerre 2025 em 4,8% e 2026 em 3,6%, conforme o Comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) de 7 de maio de 2025 . O documento, disponível no site oficial do BC, reúne as medianas das expectativas de mercado para inflação, câmbio, juros e atividade econômica .

Na mesma reunião, o Copom elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 14,25% para 14,75% ao ano — o maior patamar desde julho de 2006 — e enfatizou a necessidade de manter juros “significativamente contracionistas por um período prolongado” para ancorar as expectativas inflacionárias .


 

Participe da conversa
Curta, comente e siga o DFMobilidade nas redes sociais:

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.