A Alstom assinou um contrato com a Hamburger Hochbahn AG no valor de até €2,8 bilhões. A operadora atua em em Hamburgo, Alemanha.
O acordo prevê a entrega de até 374 novos trens de metrô, destinados a operações totalmente e semiautomatizadas. A Alstom também equipará a nova linha de metrô U5, que terá 25 km de extensão e será totalmente automatizada, com o sistema CBTC Urbalis centrado nos trens. O primeiro pedido sob este acordo-quadro inclui 48 trens de metrô e o equipamento CBTC para a primeira seção da linha U5, abrangendo cinco das 23 novas estações de metrô. Este pedido inicial tem um valor de aproximadamente €670 milhões.
O acordo-quadro abrange 254 sistemas semiautomatizados e 120 sistemas totalmente automatizados (GoA4), com todos os trens do metrô compostos por quatro carros. Esses trens se destacam por sua alta capacidade, segurança dos passageiros e conforto, graças ao design interior moderno, orientação digital dos passageiros e portas USB para carregamento. Os trens totalmente automatizados serão utilizados na linha U5, que está atualmente em construção. Os trens semiautomatizados substituirão gradualmente os veículos DT4 existentes e operarão de forma semiautomatizada em partes da rede atual.
“Este contrato é um marco para a Alstom. Com os novos trens do metrô e o equipamento da linha U5 totalmente automatizada com tecnologia inovadora de controle e segurança, Hamburgo está atendendo à crescente demanda por mobilidade e enviando um sinal internacional para a mobilidade digital e verde”, afirmou Yakisan Muçulmano,
Presidente da região DACH na Alstom.