Atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano. Documento do PDTU foi assinado nesta terça (9) para começar os trabalhos
Os trabalhos para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano do DF (PDTU) vão iniciar, oficialmente, nesta terça-feira (9). A ordem de execução será assinada para dar início às ações em cerimônia que acontece às 10h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.
O processo será realizado pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A previsão é de que as ações sejam concluídas até julho de 2025.
Serão realizadas pesquisas de origem e destino, em cerca de 10 mil domicílios, e do fluxo e da satisfação no transporte coletivo, abarcando a avaliação das infraestruturas para modo ativo, coletivo e de circulação viária. A previsão é de que essas pesquisas aconteçam nos meses de maio e junho, com previsão de entrega dos resultados em julho.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves (Foto), essas informações vão ajudar a entender alguns padrões de deslocamento. “Os dados levantados vão facilitar o entendimento referente ao deslocamento e a interação entre diferentes modos de transporte e o espaço urbano. Além disso, serão realizadas quatro audiências públicas e oficinas temáticas e regionais, garantindo a inclusão de diversas perspectivas em um processo contínuo de participação da sociedade”, completa.
Após a validação das propostas pela sociedade serão estabelecidos objetivos, metas e ações estratégicas para melhorar o transporte urbano da população. Para atualizar o PDTU, os técnicos do LabTrans vão considerar a população estimada de 3,1 milhões de habitantes e realizar uma série de pesquisas que abrangem 13 municípios do Entorno do DF.
Os pesquisadores irão levantar as condições reais de prestação dos serviços de transporte coletivo, e os dados para projeção de cenários futuros a serem desenvolvidos em até 15 anos. Com essas informações, o LabTrans terá de apresentar um diagnóstico da mobilidade urbana no Distrito Federal e Entorno com alternativas para problemas e projeções de demanda. Além disso, esses dados também permitem elaborar o Plano de Mobilidade Urbana, a fim de atender ao disposto na Lei Federal 12.587/2012.
Acordo
O acordo com o LabTrans se deu por meio de um convênio tripartite entre a Semob, a UFSC e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). O valor do convênio assinado é de R$ 7,8 milhões.
Legislação
A Lei Distrital 4.566/2011 dispõe que o PDTU deverá ser atualizado por ocasião da realização do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atualização do plano é feita para orientar o planejamento de transporte e mobilidade considerando o crescimento das cidades e a necessidade de deslocamentos da população.
Segundo a norma, a atualização do PDTU se baseará em pesquisa de origem-destino por amostra de domicílios e incorporará as definições do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (PDOT).