Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (19), o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que o governo do Distrito Federal voltou a determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos na capital, devido à alta de casos de Covid-19.
Segundo o secretário, o novo decreto, assinado pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante), com aval do governador Ibaneis Rocha (MDB), será publicado em uma edição extra do Diário Oficial do DF, até o fim do dia, e começa a valer imediatamente.
Com a nova medida, as multas pela falta do equipamento de proteção voltam a valer. Anteriormente, o valor para quem descumprisse a norma chegava a R$ 2 mil por cada infração. Não foi informado ainda se o valor permanecerá o mesmo.
A obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes públicos no DF começou a valer em abril de 2020, por conta da pandemia. Já em novembro do ano passado, a medida deixou de ser exigida devido à diminuição do número de casos. Porém, o uso permaneceu obrigatório em locais fechados.