fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Ponte Costa e Silva vai ganhar passarela para pedestres e ciclovia

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou que a Ponte Costa e Silva do Lago Sul passará pela primeira grande reforma coordenada pela Novacap.

A ponte ganhará uma passarela de pedestres que será construída sob a ponte e ligará dois pontos do Lago Paranoá. Além de nova iluminação toda em LED, pintura de toda a ponte em poliuretano, o que aumenta a durabilidade para até 25 anos, recapeamento das três faixas de rolamento, com uso de 250 m³ de asfalto, passagem para pedestres e ciclistas nas duas bordas do elevado, medindo 1,5 m cada uma, instalação de cabos de protensão para maior estabilidade da ponte, reparos nas fissuras da estrutura e substituição das juntas de dilatação e uma reforma da cabeceira da ponte.

A obra está estimada em cerca de R$ 20 milhões e gera dezenas de empregos.

“Detectamos um problema de fissuramento, vamos fazer um acréscimo de 320 cabos de aço que dão sustentação à ponte, entre outros. O projeto teve de ser todo readequado para atender às necessidades. Estamos trabalhando na parte interna da ponte”, explica o chefe do Departamento de Edificações (DE) da Novacap, Carlos Spies.

O chefe do departamento salientou também que o governo fez uma análise das obras de arte pelo Distrito Federal, como as tesourinhas e a Ponte do Bragueto, e apontou a Costa e Silva como uma das prioridades para reforma.

“A ideia é urbanizar as bordas. Trata-se de uma passarela onde o pedestre vai poder passar na ponte em segurança. Além de se tornar um ponto de observação do lago, e quem sabe até um ponto turístico para o cidadão de Brasília”, destaca Spies.

O prazo para entrega da reforma é em setembro de 2022.

 

Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Comentários