“Notícias do Planalto Central ” é uma coluna dedicada aos nossos leitores publicada todo domingo no Portal www.dfmobilidade.com.br. Nela você fica sabendo de todos os bastidores da política do DF e das notícias de interesse da sociedade brasiliense, direto do Planalto Central. A coluna é assinada pelo Editor, Jornalista e Economista Hamilton Silva.
Bolsonaro
Não há dúvida de que o Evento da semana passada foi a chegada do Presidente da República no Partido Liberal (PL). Outra certeza é a de que isto influencia diretamente nas escolhas para uma nominata competitiva na Capital.
Filiação
Além de concorrido o ato de filiação teve distrital socialista fazendo live diretamente do evento. Logo ao lado estava o distrital Daniel Donizete, eleito pela onda bolsonarista e considerado “traidor” pelos conservadores da Capital.
Agaciel, Donizet e outros liberais que ocupam cargos no GDF terão que decidir que palanque subir ano que vem. Isto porque a influência política do Palácio do Planalto fará diferença nas eleições do DF.
Ovelha negra
Pastor da Batista Central critica feriado do evangélico. O pastor que acabara de fazer as pálpebras, sim ele é vaidoso. Criticou uma lei distrital que muitos evangélicos conquistaram no legislativo local. “Mais oração”, disse o religioso. Eu digo: menos Instagram, menos vaidade.
Oportunismo
Na quarta (01) teve político, papagaio de pirata nas obras do GDF . Luís Miranda deputado federal e autor da emenda para construir uma nova saída de Águas Claras esteve presente na assinatura de início da obras. Outros políticos que ‘metem o pau’ no governador agora ficam querendo pegar carona no excelente trabalho do executivo local. A distrital do novo Julia Lucy andou distribuindo sorrisos e “tirando casquinha” da popularidade do governador. Nada contra aderir ao governo, mas estes precisam se definir. Sair de cima do muro.
Desconectado
No feriado do dia do evangélico teve distrital se esbaldando no samba. Foi lá pelas bandas do Cruzeiro.Nada contra também, mas respeitar um feriado religioso seria o mínimo. Ou não?
Mico
Passado quinze dias da inauguração da UBS15 da Ceilândia, um tal Cel. “Sangue Bom” quis lacrar pra cima do governador pergutando no meio da multidão se havia jeito de mexer no interstício da PM. Mal sabia ele que haviam dois meses que Ibaneis tinha resolvido o problema antecipando o tal interstício. Vamos se informar melhor gente! Pagou mico.
A qualquer custo
Aparecer a qualquer custo é uma constante. Tem distrital que se acha a última bolacha do pacote, querendo barrar a indicação do conselheiro Clemente ao TCDF. Pura falta do que fazer.
Unanimidade
Governar é eleger prioridades para seus governados. Ibaneis mandou bem ao decidir pelo cancelamento da festa de réveillon e priorizar a saúde do brasiliense. Não sou eu quem está dizendo foi a socialista Leila do Vôlei.
Referência
Não é novidade para ninguém que o governador Ibaneis se tornou uma das maiores lideranças políticas do Brasil, não à toa que ex -políticos se aconselham com o jovem, mas tarimbado e testado nas urnas. A foto (almoço de sexta-feira 03/12) abaixo descreve com exatidão a capacidade de negociar e dialogar. Dizem que nós jornalistas não podemos brigar com a imagem, e esta diz muito.