GDF Presente recupera equipamentos públicos e melhora condições de abrigo de passageiros, principalmente no período de chuvas
Elas estavam depredadas e vandalizadas. Sujas e sem conservação, comprometiam a segurança e a proteção dos usuários. Mas, nos últimos dias, cinco paradas de ônibus espalhadas pelo Park Way foram reformadas e receberam limpeza de teto, pinturas novas e até arte de grafitagem. A ação, coordenada pela equipe do GDF Presente e pela Administração Regional do Park Way, faz parte do programa de recuperação dos equipamentos públicos da cidade promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
No Conjunto 1 da Quadra 19 foi preciso recuperar um dos pilares – a estrutura estava em avançado processo de degradação, com as ferragens da estrutura expostas. O equipamento também foi todo pintado e ao menos oito sacos de folhas e lixo foram retirados do local – o lixo verde acumulava e facilitava a formação de poças d’água na cobertura da parada, servindo de foco de reprodução do mosquito a dengue. Já no Conjunto 5 da Quadra 14 a parada virou painel de arte pelas mãos de um artista plástico da cidade.
“Temos que contar com o bom senso da comunidade. Colocamos placas avisando que não pode ser jogado lixo, mas as pessoas parecem não entender a verdadeira importância dessa atitude”Célio Rodrigues, administrador de Planaltina
Pelo menos dez pessoas estavam envolvidas, ao mesmo tempo, nas atividades de lavagem, limpeza e pintura das cinco paradas. Três galões de tinta foram usados na recuperação das fachadas. Os equipamentos públicos atendem, principalmente, trabalhadores dos condomínios residenciais do Park Way próximos ao Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek.