Pensando no conforto e na acessibilidade para os usuários do transporte público no Sol Nascente, o GDF está instalando cinco abrigos de passageiros de concreto na região. A previsão da Secretaria de Mobilidade (Semob) é de que os novos equipamentos sejam entregues até o fim do mês. O investimento total do governo local na montagem e colocação dos abrigos foi de R$ 82.500,00.
Além dos cinco no Sol Nascente, a Semob também está instalando outros cinco em Ceilândia e mais um em Planaltina. Somente neste ano, o GDF já entregou 92 novos abrigos de passageiros, todos com acessibilidade para pessoas com deficiência (rampas de acesso e piso tátil), além de calçada nova e meio-fio.
Quatro pontos da Avenida Principal do Sol Nascente vão receber os novos equipamentos: em frente ao Condomínio Gileade, na Chácara 128 A, conjunto H; na Quadra 16, conjunto A; e na CNR 1, conjuntos F e G, além de mais um na SHNS Chácara 73, conjunto K, no Setor Habitacional Gênesis. Cada um possui 3,6 metros de largura por 3 metros de profundidade, mas precisam ser instalados em locais com 25 metros quadrados para abrigar também as calçadas e rampas de acessibilidade.
O secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, explicou a agência Brasília que as recentes instalações de abrigos de passageiros fazem parte da execução de um contrato que irá implantar mais 525 novas estruturas em concreto, reformar 650 e substituir 100 por todo o DF, e que uma das regiões que vai receber atenção especial da pasta será o Sol Nascente. “Precisamos dar condição para quem usa o transporte coletivo de estar em lugar abrigado e seguro. A ideia é mapear todos os pontos do Sol Nascente que precisam desses abrigos para que a gente de imediato coloque à disposição da população ”, afirma.
Com informações da Agencia Brasília