Diretor do Detran quer deixar um legado de gestão profissional
O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Sandro Gianelli apresentador do Programa Conectado ao Poder que foi ao ar na noite desta terça-feira(22).
Zélio Maia tomou posse em fevereiro de 2020 com “filas de cinco horas” e numa situação “vexatória” segundo o advogado paraibano.
“Assim que eu assumi pensei: nós vamos eliminar as filas no Detran” destacou.
O gestor público assumiu a autarquia e em menos de um mês se deparou com uma nova realidade, a pandemia que inviabilizou o projeto de impacto a que se propusera.
Zélio afirmou que o problema do Detran-DF é uma questão de ‘gestão’. Disse também que se preparou para os desafios do cargo buscando uma visão crítica do órgão distrital. “Eu trato o Detran como sendo uma grande empresa, o cidadão cobra pelo serviço e esse serviço tem que ser prestado.”
Com menos de seis meses na administração do órgão ele ressalta que no final de maio reiniciou a devolução dos veículos apreendidos, dando inicio a retomada dos trabalhos pós-pandemia.
Colocando em prática as Normativas
As vistorias externas, ou a domicilio, que começaram em meados de junho foi outro serviço que Zélio destacou após a Covid. Inclusive no âmbito das concessionárias, condicionado ao pagamento de uma “pequena taxa” o que desafogou o espaço físico do Detran e aumentou a quantidade de vistorias realizadas.
O Atendimento Geral ocorreu no fim de julho e de forma progressiva até atingir o último estágio de serviço, a biometria.
Segundo o diretor a pandemia gerou uma demanda de 9 mil vistorias reprimidas, que deveriam ser realizadas nos meses de março, abril, maio e junho. Ele afirmou que ao realizar as vistorias pendentes o Detran irá funcionar “melhor e sem filas”.
Campanhas educativas
O diretor disse, ainda que vai retomar as campanhas educativas:
“O pedestre deve ser respeitado, mas também deve ser educado”, reforçou.
Antes de multar o condutor, Zélio afirma que é necessário educar este condutor.
Ao criticar as ações que o órgão deixou de “lado”, como por exemplo, as campanhas educativas, o Detran realizou nova licitação para melhorar a comunicação e retomar o planejamento.