Diferença de 58% a 42%, entretanto, representa queda na “aprovação” do presidente francês, que venceu o pleito anterior, contra a mesma Le Pen, por 66% a 34%
Os franceses votaram neste domingo (24) e, segundo a imprensa francesa, reelegeram o atual presidente, Emmanuel Macron, pró-União Europeia, com 58% dos votos contra 42% da candidata oposicionista de direita Marine Le Pen. O resultado oficial ainda não foi divulgado.
Pesquisas de opinião dos últimos dias apontavam uma liderança sólida e ligeiramente crescente para Macron, com analistas dizendo que Le Pen, apesar de seus esforços para suavizar sua imagem e atenuar algumas das políticas de seu partido, permanece intragável para muitos, mas uma vitória surpresa de Le Pen não pode ser descartada.
Recomendamos para você:
Com as pesquisas mostrando que nenhum dos candidatos poderia contar com apoiadores obstinados o suficiente para vencer, a aposta era conseguir os votos de quem estava indeciso entre as implicações de uma presidência de direita e a raiva pelo histórico de Macron desde sua eleição, em 2017.