No último fim de semana, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com apoio da Polícia Militar (PMDF), intensificou as ações de fiscalização em diversas regiões do DF, incluindo Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Plano Piloto e Taguatinga. Durante as blitze, os agentes abordaram 206 condutores e realizaram 383 testes de etilômetro, parte da Operação Lei Seca, que visa coibir a combinação de álcool e direção.
Como resultado, 53 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e, em casos mais graves, encaminhamento à delegacia. Além disso, 12 condutores inabilitados e 10 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias foram flagrados durante as abordagens. As equipes também registraram infrações como escapamento irregular (11 casos) e outras 23 irregularidades diversas, além de recolherem 31 veículos ao depósito.
Recomendamos para você:
A Lei Seca está em vigor no País desde 2008 e, no DF, as fiscalizações são intensificadas em fins de semana e feriados, quando o risco de acidentes causados por embriaguez ao volante tende a aumentar. Segundo dados do próprio Detran-DF, somente no primeiro semestre de 2025, mais de 4 mil motoristas foram autuados por alcoolemia. A medida busca reduzir o número de acidentes, que ainda é alto: em 2024, o DF registrou mais de 150 mortes no trânsito, muitas delas envolvendo condutores alcoolizados.
*Com informações do Detran-DF