A governadora Celina Leão anunciou nesta quinta-feira, 25 de junho, que o Governo do Distrito Federal vai decretar ponto facultativo na próxima segunda-feira, 29 de junho, data do novo compromisso da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A medida será formalizada no Diário Oficial do Distrito Federal e ocorre após o GDF constatar forte impacto no trânsito durante o jogo contra a Escócia, quando Brasília praticamente entrou em modo “todo mundo quer chegar antes do hino”.
A decisão amplia o modelo adotado pelo governo desde o início da Copa, quando Celina havia autorizado a liberação de servidores três horas antes das partidas do Brasil. Agora, com o jogo marcado para uma segunda-feira e em horário comercial, o Buriti optou por antecipar a organização da cidade para reduzir congestionamentos, evitar correria nos órgãos públicos e dar previsibilidade aos servidores e à população.
O anúncio também confirma a linha administrativa que o DFMobilidade já vinha acompanhando na matéria Celina prepara cronograma para ponto facultativo nos jogos do Brasil na Copa sem paralisar serviços essenciais. A tendência é que áreas essenciais, como saúde, segurança, fiscalização, mobilidade e atendimento emergencial, tenham regras próprias, com escalas preservadas para evitar que a torcida pelo Hexa deixe a cidade sem serviço básico.
Dentro de campo, o ponto facultativo ganhou força depois da boa atuação da Seleção, que venceu a Escócia por 3 a 0 e avançou na liderança do grupo. O resultado foi registrado pelo DFMobilidade em Brasil faz 3 a 0 e joga bem contra a Escócia. Fora de campo, a missão do GDF será outra: permitir que Brasília acompanhe o Brasil sem transformar o expediente, o transporte e os serviços públicos em prorrogação administrativa.




