Nesta terça-feira (2), o dólar chegou a R$ 5,70, cinco centavos mais caro que o registrado nesta segunda (1º), sendo impulsionado pelas falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a autonomia do Banco Central.
Para o petista, o aumento do dólar é preocupante e ele culpa o “jogo especulativo” de tentar desvalorizar a moeda brasileira.
“Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. Há uma especulação. Há um jogo de interesse especulativo contra o real nesse país”disse o presidente em uma entrevista à rádio Solidariedade, de Salvador (BA).
Lula ainda declarou que nesta quarta (3) terá uma reunião com o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, para encontrar uma solução para este aumento da moeda norte-americana.
“Eu tenho conversado com as pessoas do que a gente vai fazer para tomar. Eu estou voltando quarta-feira, vou ter uma reunião. Porque não é normal o que está acontecendo. Não é normal”.
Lula também voltou a criticar o presidente do BC, Roberto Campos Neto, dizendo que está dirigindo o banco com viés político. O petista também lamentou não poder fazer nada para tirá-lo do cargo, pois Campo Neto tem um mandato.
*PN