O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Jacarta, na Indonésia, por volta das 17h desta quarta-feira (22), horário local, equivalente a 8h em Brasília. A viagem, a sexta do presidente à Ásia em seu atual mandato, tem como objetivo a participação na Cúpula da Asean e encontros com autoridades e empresários da região.
Os compromissos oficiais começam na quinta-feira (23) e se estendem até sexta-feira (24), quando Lula seguirá para a Malásia. Durante a estada em Jacarta, ele deve assinar atos bilaterais e se reunir com o presidente do país, ministros locais e representantes da Asean, além de visitar a sede da associação.
A comitiva brasileira inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Após a agenda na Indonésia, Lula segue para a Malásia na sexta-feira (24), onde será recebido oficialmente em Kuala Lumpur no sábado (25). No domingo (26), participará da 47ª Cúpula da Asean, evento do qual é a primeira participação de um presidente brasileiro. No mesmo dia, estão previstas reuniões bilaterais, incluindo um encontro confirmado com o presidente da Índia, Narendra Modi, e a possibilidade de reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O retorno de Lula ao Brasil está previsto para 28 de outubro, após a conclusão da agenda de compromissos na Ásia.