Neste domingo, 20 de julho de 2025, por volta das 9h, cerca de 1 500 manifestantes concentraram-se no Eixão próximo ao Banco Central para a marcha intitulada “O povo patriota voltou às ruas: Contra abusos do STF em apoio a Bolsonaro”. Organizado pelas entidades civis o ato reivindicou o combate às injustiças praticadas, principalmente por membros do Supremo Tribunal Federal.
A manifestação foi deflagrada após a prisão domiciliar ilegal de Jair Bolsonaro e pelas ações da aristocracia judicial reinante no Brasil.
Entre as presenças notadas estavam a vice governadora do DF Celina Leão, a senadora Damares Alves, o deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP-DF), Thiago Manzoni (PL-DF) dentre outras personalidades.
Empunhando megafone o deputado distrital Thiago Manzoni destacou a presença de diversas autoridades políticas e do judiciário, mas ressaltou a mais importante presença naquele lugar: “O povo”.
Para analisas políticos manifestações como esta refletem o desencanto e indignação de parcela significativa da sociedade com o cenário político nacional em particular com o governo Lula que demonstra total incompetência de governança. “Após as turbulências de janeiro de 2023, esses atos se tornaram termômetros importantes. Eles podem preparar o terreno para debates mais amplos, sobretudo em ano eleitoral”.
Na faixa que liderava a caminhada os ataques eram diretos à “velha imprensa e ao governo Lula“.
Com muitos pedidos de impeachment do chefe do Executivo a manifestação reflete, nas ruas uma total indignação com a militância e Judiciário que culminou com a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, maior ícone da da direita na América Latina.
Chamado à participação
Participe, compartilhe e ajude a fortalecer o debate sobre honestidade e dignidade na política brasileira. Siga o DFMobilidade nas redes sociais e interaja com nossa cobertura em tempo real.
Sobre o autor
Hamilton Silva é economista e jornalista, editor-chefe do Portal DFMobilidade e diretor da Associação Brasileira dos Portais de Notícias.
🔗 Redes sociais DFMobilidade
- Facebook: https://www.facebook.com/dfmobilidade
- Instagram: https://www.instagram.com/dfmobilidade
- Twitter: https://twitter.com/dfmobilidade