Danilo Gentili critica Eduardo Bolsonaro por comemorar tarifa de 50% dos EUA e relembra rachadinhas da família

(São Paulo - SP, 30/05/2019) Entrevista ao Apresentador Danilo Gentili para o Programa The Noite do SBT, gravada dia 29 de maio..Foto: Alan Santos/PR
(São Paulo - SP, 30/05/2019) Entrevista ao Apresentador Danilo Gentili para o Programa The Noite do SBT, gravada dia 29 de maio..Foto: Alan Santos/PR

Comediante reagiu nas redes após deputado licenciado agradecer a Trump e acusou clã Bolsonaro de sabotagem judicial e corrupção.

Em 10 de julho de 2025, o humorista Danilo Gentili utilizou sua conta no X para criticar o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por ter celebrado a imposição de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na mesma publicação, Gentili acusou a família Bolsonaro de “sabotagem” a investigações de corrupção e classificou seus integrantes como “vermes”.

  1. Anúncio de Trump
    O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, comunicou em sua plataforma Truth Social a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos, com vigência a partir de 1º de agosto, justificando a medida como retaliação a supostos ataques do Brasil à liberdade de expressão e ao devido processo legal no caso de Jair Bolsonaro.
  2. Post de Eduardo Bolsonaro
    Horas depois, Eduardo Bolsonaro publicou no X:

    “Coloque o seu agradecimento ao Presidente Donald Trump abaixo e vamos rumo à lei Magnitsky!”

  3. Resposta de Danilo Gentili
    Gentili rebateu:

    “Pro @BolsonaroSP é fácil comemorar taxa no Brasil. Esse vagal nunca trabalhou na vida e hj vive na Disney de MAMATA. Essa família sabotou combate a corrupção pra livrar o rachador @FlavioBolsonaro e agora sabota o País pra livrar o covarde mentiroso @jairbolsonaro. Vermes.”

  4. Contexto das rachadinhas
    A referência ao “rachador” dirige-se ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto esquema de “rachadinha” em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2025, o STF rejeitou dois recursos do Ministério Público do Rio de Janeiro para reabrir o caso, mantendo o arquivamento por perda de prazo recursal e foro privilegiado ao parlamentar.
  5. Reação do governo brasileiro
    Em reunião no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu três frentes de reação à medida americana: mobilizar setores produtivos afetados, negociar diretamente com o governo dos EUA e explorar politicamente a associação das tarifas ao legado de Jair Bolsonaro.
  6. Análise de especialistas
    O ex-diretor do Banco Central Tony Volpon recomendou abordagem técnica e diálogo para evitar retaliações adicionais que possam agravar o impacto na economia brasileira.
  7. Impactos econômicos
    Economistas alertam que a sobretaxa pode encarecer produtos como café, carne e automóveis, pressionar o câmbio e reduzir a competitividade setorial. Associações da indústria têxtil e do agronegócio já buscam interlocução com a diplomacia brasileira em busca de soluções.

Participe da discussão em nossas redes sociais:
X: @DFMobilidade
Instagram: @dfmobilidade
Facebook: facebook.com/dfmobilidade


Sobre o autor
Hamilton Silva é jornalista, economista e editor-chefe do portal DFMobilidade. Siga-o no X: @HamiltonSilva

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.