O Departamento de Estado dos Estados Unidos revogou os vistos de entrada no país dos integrantes da dupla britânica de punk-rap Bob Vylan, após o vocalista liderar o público em cânticos de “morte, morte ao IDF” (Israel Defense Forces) durante apresentação no festival Glastonbury, no Reino Unido .
Em publicação na sua conta oficial em X, o subsecretário de Estado, Christopher Landau, declarou: “O Departamento de Estado revogou os vistos dos integrantes da banda Bob Vylan à luz do discurso de ódio proferido em Glastonbury, incluindo o coro pedindo morte. Estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são visitantes bem-vindos em nosso país” .
Bob Vylan é formada por Bobby Vylan (vocal) e Bobbie Vylan (bateria), conhecidos por mesclar elementos de grime e punk rock e por abordar em suas letras temas como racismo, homofobia e desigualdade social. A dupla tinha turnê agendada em diversas cidades norte-americanas a partir de outubro, incluindo Boston, Nova York e Washington, segundo postagem no Instagram dos próprios artistas .
O episódio ocorreu em 28 de junho, no West Holts Stage, em Worthy Farm (Somerset), durante uma das noites do Glastonbury 2025. Além do cancelamento dos vistos, as autoridades britânicas abriram inquérito por possível infração de ordem pública, e a BBC pediu desculpas por não interromper a transmissão ao vivo do show. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, classificou o cântico como “discurso de ódio repugnante” .
Em consequência do incidente, a agência de talentos United Talent Agency (UTA) encerrou imediatamente o contrato de representação da banda, conforme reportagem do site A.V. Club citando o Deadline .
Em resposta às críticas, Bobby Vylan reafirmou sua posição em postagem no Instagram: “I said what I said. Teaching our children to speak up for the change they want and need is the only way that we make this world a better place” .
Compartilhe este conteúdo e siga o DFMobilidade para mais análises exclusivas.
X: https://x.com/DFMobilidade
Instagram: https://instagram.com/dfmobilidade
Facebook: https://facebook.com/dfmobilidade
YouTube: https://youtube.com/DFMobilidade
Telegram: https://t.me/dfmobilidade