Em resposta ao artigo “O que está por trás do almoço institucional de José Dirceu na CLDF”, publicada ontem aqui DFMOBILIDADE, esclarecemos que José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, possui um histórico criminal extenso.
Ele foi condenado em várias ocasiões por envolvimento em esquemas de corrupção, incluindo o Mensalão e a Lava Jato. No Mensalão, foi condenado a 10 anos e 10 meses por corrupção ativa. Na Lava Jato, Dirceu acumulou condenações que somam 31 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele cumpriu parte de suas penas na prisão, totalizando aproximadamente 3 anos e meio, sendo liberado para prisão domiciliar em algumas ocasiões. Fato no mínimo constragedor para muitos brasilienses que também comentaram a reportagem se dizendo indignados com a visita de José Dirceu.
A assessoria do deputado Wellington Luiz (MDB-DF) procurou a redação deste portal e esclarece que:
“O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz, recebeu hoje, a pedido da bancada do Partido dos Trabalhadores, o ex-ministro José Dirceu. O encontro teve como objetivo a apresentação do projeto denominado Universidade Popular. Distante de discussões eleitorais, o presidente busca cumprir seu papel institucional de forma equilibrada e plural, com respeito e transparência. Especulações políticas sobre a agenda estão distantes da verdade.”