Com a proximidade do tão aguardado eclipse total do sol, que irá acontecer na próxima segunda-feira (8), a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) emitiu um comunicado de alerta aos pilotos sobre possíveis impactos no tráfego aéreo durante o evento.
Conhecido como “O Grande Eclipse Norte-Americano”, o fenômeno será visível em vários estados dos EUA, desde o Texas até o Maine.
Com um aumento no número de pessoas planejando prestigiar o eclipse, incluindo aquelas que optam por viagens aéreas para alcançar as regiões específicas de visualização, as autoridades preveem um aumento no volume de tráfego aéreo nessas áreas.
A FAA aconselha os pilotos a estarem atentos aos possíveis efeitos no tráfego aéreo e nos aeroportos ao longo do caminho do eclipse, pois está prevista uma presença maior que o comum de aeronaves e drones na área, o que pode levar a atrasos e até mesmo a restrições de estacionamento em alguns aeroportos, devido à grande concentração de pessoas reunidas para testemunhar o evento.
Os atrasos são esperados em aeroportos localizados nos estados do Texas, Vermont, Maine, Canadá, New Hampshire, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Oklahoma, Arkansas, Illinois, Kentucky e Missouri. As aeronaves também podem ser submetidas a padrões de espera prolongados e seus trajetos podem ser ajustados, se necessário.
Além disso, os treinamentos de pilotos podem ser afetados nas áreas próximas ao caminho do eclipse e até mesmo serem cancelados no dia do evento. A FAA recomenda que os pilotos verifiquem regularmente as NOTAMs (Notificações para Missões Aéreas) para obterem atualizações.
Enquanto isso, as empresas de transporte aéreo estão se preparando para atender à demanda crescente durante esse evento especial. A JSX, por exemplo, anunciou que oferecerá uma experiência de luxo para doze passageiros em um voo especial de observação do eclipse.
O voo XE-4824 partirá do hangar designado da companhia aérea no Aeroporto Dallas-Love Field às 13h do dia 8 de abril, realizando um sobrevoo pela área de Dallas antes de retornar ao aeroporto por volta das 15h, horário local.
Outras transportadoras, como Delta Air Lines e United Airlines, também relatam um aumento na demanda por voos durante o eclipse, à medida que muitas pessoas buscam a emoção de testemunhar o fenômeno a partir da altitude de cruzeiro.