Oposição cobra informações científicas sobre a necessidade de vacinar menores de 5 anos
Deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados apresentaram vários requerimentos para ouvir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre a obrigação de vacinar as crianças de 6 meses a 5 anos contra a Covid-19 anualmente.
A decisão do Ministério da Saúde anunciou que a partir de 2024 a vacina contra a Covid-19 passará a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além das crianças, pessoas do grupo prioritário também terão que tomar a vacina todos os anos.
O deputado federal Evair Melo (PP-ES) assinou um requerimento convocando Nísia para prestar esclarecimentos sobre a inclusão do uso de RNA mensageiro no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) requer esclarecimentos sobre os fundamentos científicos que embasaram a decisão de vacinar anualmente as crianças de até 5 anos. Os parlamentares Bia Kicis (PL-DF), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também apresentaram requerimentos semelhantes. Todos eles foram aprovados.
Bia Kicis conseguiu aprovar ainda um requerimento para a realização de uma audiência pública para discutir a questão. A deputada quer ouvir especialistas, para entender a necessidade de vacinar as crianças anualmente.