O BRB Mobilidade completa quatro anos e segue transformando a experiência do usuário do sistema de transporte coletivo do Distrito Federal. Com foco na inovação e na entrega de um serviço de qualidade, desde 2019, quando o Banco assumiu a gestão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), já foram realizados 11,2 milhões de atendimentos e mais de 990 mil cartões entregues aos cidadãos. No período, registrou-se mais de 1,2 bilhões de acesso ao transporte urbano, gerando uma movimentação de R$ 3,1 bilhões.
Em 2023, reforçando os investimentos na experiência dos usuários, foram implementadas diversas melhorias. A mais recente, foi a possibilidade de realizar a recarga do Cartão Mobilidade por meio de PIX, disponibilizada em agosto. Com a novidade, os mais de 314 mil usuários do aplicativo BRB Mobilidade passaram a poder adquirir créditos de transporte de maneira mais rápida e com mais comodidade.
Destaque, também, para a disponibilização de um chatbot integrado ao App BRB Mobilidade e à Central de Atendimento; a possibilidade de pagamento da taxa de 2ª via de cartões por Pix e cartão de débito, nos postos BRB Mobilidade; a implementação do QR Code para compra de bilhetes unitários do Metrô em substituição ao antigo cartão unitário; além das constantes atualizações tecnológica nos sistemas de gestão e operacionalização do SBA.
“O BRB, reforçando o papel de banco público e com foco no desenvolvimento econômico, social e humano da cidade, aceitou o desafio de colaborar para trazer melhorias no transporte urbano. Desde então, entendemos a necessidade dos usuários e entregamos grandes melhorias para facilitar o dia a dia da população, como a possibilidade de pagar as passagens com cartões de débito e crédito. A funcionalidade já funciona no Metrô-DF desde o ano passado, e em breve, será replicada para os sistemas disponíveis nos ônibus, também. Estamos felizes em poder celebrar esses 4 anos e seguiremos trabalhando para aprimorar, ainda mais, a prestação dos nossos serviços”, afirma o presidente do Banco, Paulo Henrique Costa.
E as novidades não param. Até o fim do ano, o sistema BRT, assim como já ocorre com o Metrô/DF, contará com validadores on-line e a possibilidade de pagamento por QR Code, além de cartões de crédito e débito.
Hoje, a rede de atendimento do SBA possui mais de 133 pontos de atendimento e de recarga, e é formada, além dos postos BRB Mobilidade, por mais de 100 lojas do BRB Conveniência, guichês da Companhia do Metropolitano do DF, atendimento em postos do Na Hora, além de canais digitais.