fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Avião presidencial vai ser usado para resgatar brasileiros em Gaza

Avião Presidencial do Brasil é uma aeronave modelo Airbus A319CJ que foi montado em Hamburgo, Alemanha já com a pintura da FAB de VC1A, e batizado oficialmente de Santos-Dumont • Foto: Isac Nóbrega/PR
Avião Presidencial do Brasil é uma aeronave modelo Airbus A319CJ que foi montado em Hamburgo, Alemanha já com a pintura da FAB de VC1A, e batizado oficialmente de Santos-Dumont • Foto: Isac Nóbrega/PR

Aeronave tem capacidade para transportar até 40 passageiros e decola ainda nesta tarde com destino a Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros que estão em Gaza

O governo anunciou nesta quinta-feira (12) que vai empregar um avião presidencial para a operação de repatriação dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O modelo VC-2 (Embraer 190) tem capacidade para transportar até 40 passageiros e decola ainda nesta tarde com destino a Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros que estão em Gaza.

Como noticiamos mais cedo, o governo brasileiro negocia com o governo do Egito um acordo para resgatar mais de 20 brasileiros que estão na região da guerra no Oriente Médio. A Faixa de Gaza é controlada pelo grupo terrorista Hamas e vem sendo alvo de bombardeios por parte de Israel desde o ataque do último sábado (7).

Ao menos 13 brasileiros foram abrigadas em uma escola católica da região e aguardam o resgate por parte do governo do Brasil. O Itamaraty pediu que Israel poupe a escola dos bombardeios até que o processo de repatriação seja concluído.

O plano do Brasil é o de fazer a retirada desses cidadãos por meio da fronteira do Egito. No entanto, os bombardeios de Israel na região danificaram severamente o posto de Imigração em Rafah, segundo informações transmitidas por autoridades egípcias.

A expectativa é de que a discussão sobre o resgate de civis na região seja feita durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU, nesta sexta-feira (13).

Comentários