fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Faixas exclusivas do Setor Policial recebem pavimento rígido

Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília
Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Duas novas faixas exclusivas para o transporte público estão sendo construídas na Estrada Setor Policial Militar (ESPM). As pistas serão de pavimento rígido, um material mais durável e resistente já utilizado em outras estradas do Distrito Federal. A construção do trecho de 6,6 km – sendo 3,3 km em cada sentido – começou em agosto e, até esta segunda-feira (25), já houve a concretagem de 1,2 km.

O Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 56,7 milhões na obra com o objetivo de melhorar o tráfego dos 65 mil motoristas que passam pelo local diariamente. As intervenções são executadas por empresas contratadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) e fazem parte da consolidação do chamado Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 km de extensão e ligará as principais vias do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.

Atualmente, existem três faixas nos dois sentidos da estrada – sendo que uma em cada lado é dedicada ao transporte público. Com a construção das novas vias, carros e motocicletas poderão usar três pistas em cada sentido e o tráfego dos ônibus não será prejudicado. As novas faixas exclusivas começam cerca de 200 metros antes da sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na Quadra 3 do ESPM, e terminam próximo ao viaduto da W3 Sul.

Na ESPM, também está em andamento a instalação do pavimento flexível e das sinalizações verticais e horizontais, bem como a construção de ciclovias, calçadas e do sistema de drenagem da região. A rede de captação e escoamento de água pluvial terá 8,56 mil metros de extensão – começando na Quadra 3 do ESPM e indo até a Vila Telebrasília. O sistema contará com galerias subterrâneas, bocas-de-lobo, poços de visitação e uma bacia de detenção com capacidade para 357,5 mil m³.

Comentários