A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta sexta-feira (18), uma operação contra a cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no bojo de investigação sobre a suposta omissão de membros da corporação ante os atos golpistas de 8 de janeiro. Agentes foram às ruas para cumprir sete mandados de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A ofensiva foi aberta após um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que foi aceito pelo ministro Alexandre de Moraes. Ao todo, são cumpridos sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão contra integrantes e ex-integrantes da cúpula da PM do Distrito Federal.
Entre os alvos da investigação estão os coronéis Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PMDF; Klepter Rosa Gonçalves, ex-subcomandante da PMDF; Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-comandante do Departamento de Operações; Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, que substituiu Naime no 8 de janeiro; e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-chefe do 1° Comando de Policiamento Regional da PMDF. Também fazem parte da lista o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira.
A operação, denominada Incúria, é resultado da denúncia que o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, coordenado pelo subprocurador Carlos Frederico Santos, ofereceu nesta semana ao Supremo Tribunal Federal.
Segundo a PGR, a cúpula da PM teria deixado de agir para impedir as invasões às sedes dos Três Poderes em razão de um suposto alinhamento ideológico com os manifestantes. A PM diz que a Corregedoria acompanha o caso.
*PN