Entre os “brilhantes” aliados e ex-integrantes do governo passado, parece que temos um elenco de peso se reunindo para apoiar Zanin. Ah, sim, aquele ex-assessor especial da Presidência da República, o renomado advogado José Vicente Santini, e o famoso senador e ex-ministro da Pesca de Bolsonaro, Jorge Seif Júnior (PL-SC). Quem mais poderia ser? Eles até tiveram a honra de participar de um jantar requintado na mansão do advogado Djaci Falcão Neto, filho de um ilustre ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão. Ah, a elegância está no ar! E claro, não podemos esquecer que o ministro do STF André Mendonça, aquele nomeado por Bolsonaro, também marcou presença nessa festa exclusiva.
Mas espere, há mais! Outro magnífico indivíduo que já teve o prazer de encontrar-se com o indicado de Lula é o ex-ministro do governo passado e agora senador Rogério Marinho (PL-RN). Como poderíamos continuar sem ele? Porém, devemos admitir que nem todos estão dispostos a entrar nessa articulação de bom gosto. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), por exemplo, decidiu brilhantemente expressar sua opinião nas redes sociais e afirmar que votaria contra Zanin. Ah, como é refrescante ver alguém desafiando o status quo! [ATUALIZAÇÃO: A senadora participou de dois almoços com Zanin nesta quarta-feira segundo colunista do Metrópoles]
Enfim, o espetáculo político continua. Com um elenco tão estrelado e variado, quem precisa de escolha ou saída? Eles parecem estar presos a uma teia de conexões surpreendentes e compromissos duvidosos. Mas não se preocupe, o circo está apenas começando, e estaremos aqui para assistir com um olhar cético e uma dose saudável de ironia. Afinal, é sempre bom questionar a motivação por trás dessas alianças e decisões políticas, não é mesmo?
*Hamilton Silva – editor-chefe do Portal DFMobilidade, jornalista há 12 anos, economista e diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP)