O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está mais morando no hotel de luxo em Brasília, pois se mudou para o Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (6).
Lula alega não ter conseguido se mudar para a residência oficial do presidente da República, logo após assumir o mandato, em razão da situação deixada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Eu, na verdade, sou um sem casa, um sem palácio. Vocês precisam ajudar a reivindicar o direito de eu morar. Porque já faz mais de 45 dias que eu estou no hotel, e não é brincadeira” reclamou Lula em evento no Planalto, no fim de janeiro.
Lula vinha fazendo diversas críticas sobre as condições do Alvorada e da Granja do Torto, outra residência destinada ao presidente do país.
A primeira-dama, Janja, abriu as portas do Alvorada para a GloboNews com a finalidade de reclamar do estado de conservação do espaço, criticando a falta de cuidado do ex-presidente. Na ocasião, ela concedeu entrevista à jornalista Natuza Nery e a levou para percorrer todo o espaço, inclusive a área privativa da residência.
Em seu primeiro mandato como presidente, Lula fez uma extensa reforma no Palácio da Alvorada, que custou R$ 18 milhões. A obra foi concluída em abril de 2006 e durou cerca de um ano e três meses.
*PN