fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Vídeo | Avião de Nanci Pelosi desliga radar no Havai e pode estar seguindo para Taiwan

Nancy Pelosi teria desembarcado em Honolulu, Havaí, por volta das 11 da manhã. Por se tratar de um avião militar, o sistema ADS-B do voo foi desativado, e seu histórico de navegação apagado
Nancy Pelosi teria desembarcado em Honolulu, Havaí, por volta das 11 da manhã. Por se tratar de um avião militar, o sistema ADS-B do voo foi desativado, e seu histórico de navegação apagado

Voo de congressista em avião militar no espaço aéreo chinês, do qual Taiwan faz parte, poderia ser lido como invasão

Um avião estadunidense modelo Boeing C-40C, denominação militar do 747, foi flagrado saindo dos EUA na madrugada deste sábado. Rumando oeste, especula-se que a presidente da câmara dos deputados dos EUA, Nancy Pelosi, esteja a bordo do avião. Pelosi está envolta em polêmica desde abril deste ano, quando a televisão japonesa Fuji News Network anunciou uma possível viagem da parlamentar à província chinesa de Taiwan.

Um voo de Nancy Pelosi a bordo de um avião militar para dentro do espaço aéreo chinês, do qual Taiwan faz parte, poderia ser interpretado como uma invasão. Isso abriria espaço para uma reação chinesa, que já emitiu sua preocupação com a escalada do conflito por inúmeras vezes.

Nesta sexta, o porta-voz do MRE chinês, Zhao Lijian, informou em coletiva que se os EUA ‘cruzarem a linha vermelha’, serão rebatidos por ‘contramedidas resolutas’.

O porta-voz disse ainda que devem arcar com a responsabilidade por essa ação provocativa que segue na contramão da conversa entre os presidentes da China e dos EUA, Xi Jinping e Joe Biden, realizada na última quinta. Na ligação, o presidente Xi chegou a dar um ultimato afirmando ao seu homólogo estadunidense que “quem brinca com fogo acaba se queimando”.

Não por coincidência, a marinha chinesa está realizando um exercício militar como artilharia de fogo real nas águas de Pingtan, na província de Fujian, cerca de 120km da costa de Taiwan.

Também circulam imagens nas redes sociais de colunas de tanques de guerra sendo transportadas em trens supostamente para a costa de Fujian. No entanto, não é possível afirmar com precisão o destino dos tanques uma vez que a China comemora o aniversário de fundação da sua armada em Primeiro de Agosto, próxima segunda-feira, e são esperadas grandes paradas militares no país.

O clima na região está no maior ponto de tensão dos últimos anos. Além do exercício do exército chinês, a frota de ataque do porta-aviões estadunidense de capacidade nuclear, USS Ronald Reagan, está estacionada no Ásia-Pacífico. A marinha de Taiwan também realiza o maior exercício militar que se tem notícia, com o objetivo de “encontrar possíveis falhas na defesa”, segundo a mídia local.

Nancy Pelosi teria desembarcado em Honolulu, Havaí, por volta das 11 da manhã. Por se tratar de um avião militar, o sistema ADS-B do voo foi desativado, e seu histórico de navegação apagado. O roteiro de Pelosi não foi divulgado e não se sabe a congressista continuará com a missão considerada suicida por analistas militares.

Comentários