fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Em meio a discussão nos EUA, diretor da OMS defende direito ao aborto

Foto: Reprodução/Reuters
Foto: Reprodução/Reuters

Nesta quarta-feira (4/5), em meio a discussão nos Estados Unidos, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, realizou um apelo a favor do direito ao aborto.

Nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, um site de notícias Politico revelou um documento interno que aponta que a maioria dos juízes da Suprema Corte estão dispostos a derrubar a decisão da década de 1970 que garante o direito de interromper a gravidez. A alta corte americana confirmou a autenticidade do documento, entretanto destacou que não representa uma decisão “definitiva”.

Tedros Adhanom defendeu que “as mulheres devem sempre ter o direito de escolha quando se trata dos seus corpos e da sua saúde”.

“Restringir o acesso ao aborto não reduz o número de procedimentos. A restrição leva mulheres e jovens a recorrerem a procedimentos perigosos”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus em mensagem no Twitter, sem mencionar diretamente os EUA. “O acesso a um aborto seguro pode salvar vidas”, acrescentou.

De acordo com dados apresentados pela OMS, os abortos inseguros causam cerca de 39.000 mortes por ano em todo o mundo e fazem com que milhões de mulheres sejam hospitalizadas por complicações.

 

Comentários