fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Coluna: Notícias do Planalto Central

A secretária Vanessa Mendonça quer fazer de Brasília a capital do moto turismo - Foto: reprodução do instagram
A secretária Vanessa Mendonça quer fazer de Brasília a capital do moto turismo - Foto: reprodução do instagram

Águas de Março

Falta pouco para que os Partidos definam quem irá compor as chapas que concorrerão nas próximas eleições. Pois é,  são eles quem definem, os ‘donos’ de partidos. Em exatamente 20 dias quem quiser concorrer em outubro precisa estar filiado. O que vale definitivamente é o pragmatismo, foi se o tempo em que se tinha amor pela camisa ou simpatia por determinado “time”.

Páscoa chegando

E o ano vai avançando e a contagem regressiva para ver quem fica e quem sai do legislativo e executivo parece tão acelerada quanto às articulações para se definirem as nominatas: Quem deixar para o último minuto corre risco de pegar as “sobras”, muito cuidado nesta hora.

Intempestiva e/ou necessária

Assim  se qualifica a filiação de Carlos Tabanez ao MDB. Devido ao seu desempenho muito positivo em 2018 e as projeções feitas por especialistas, o empresário e policial civil pode mudar de legenda antes mesmo de esquentar a cadeira de distrital: A chegada de Tabanez gerou mal estar geral entre os outros pré-candidatos da sigla, que pediram a saída do mais novo filiado. Tabanez viu seu nome crescer desde 2018 e agora, pode ultrapassar os 15 mil votos. Ser grande incomoda mesmo!

Alô justiça eleitoral

As campanhas começaram muitos antes das datas oficiais. O que mais se vê é reunião atrás de reunião (o que não é proibido). Nunca se viu tanto político com tanta representatividade e tanta agenda (ironia). Ocorre que fazer campanha antes do prazo é crime eleitoral e tem pré-candidato muito afoito querendo aparecer antes do tempo. A coisa está sutil, mas já se vê adesivos com nome de candidato no carro, “pode isso Arnaldo”?

Prestação de contas pode

Falando em pré-campanha teve pré-candidato que no final do ano passado (2021) fez um “corre danado” para prestar contas e não sair da mídia, mas não passou de fogo de palha. Tinha pouca ou quase nehuma coisa a dizer já que sua ‘Bandeira ùnica’ ou ‘plataforma política’ é somente economizar , talvez queira economizar nas palavras também. Mas o camarada ficou 08 anos no legislativo federal e claro que dava pra fazer mais.

Tudo em família

Assim parece ser a melhor forma de resolver os problemas. José Roberto Arruda fez de sua esposa Flávia (PL) a deputada mais votada do DF. A fórmula deu certo e o empresário Paulo Octávio (PSD) parece ter gostado da idéia. O ex-vice governador quer emplacar a esposa e o filho no mundo da política. Além de P.O, outros pensam na família como prioridade. É o caso do senador Izalci que deverá emplacar o filho Sérgio para a CLDF e o caso da família Roriz que acabou de filiar Joaquim Neto ao PL do presidente Bolsonaro. Na contra mão, vem a família Fillipelli que dividiu voto com a saída de Ericka do MDB correndo risco de não ter nenhum representante no legislativo.

Eterno suplente

O eterno suplente de deputado distrital, Guarda Jânio, levou vinte anos para assumir uma cadeira no legislativo local. Não é que ele surpreeendeu mais uma vez! Numa complexa teia de negociações Jânio renunciou para que Carlos Tabanez assumisse seu lugar e este pudesse se dedicar exclusivamente à sua campanha para deputado federal. A pergunta que não quer calar: Vai esperar mais 20 anos para assumir? Será que foi um bom negócio? Parabéns Jânio pelo despreendimento.

Mobilidade

A Secretária de Turismo do DF parece ter acertado mais uma: Brasília tem quase 440 mil motocilcistas e Vanessa Mendonça se tornou a ‘Madrinha dos Motociclistas’. Ela proporcionou uma passeio neste domingo (13) com um ‘bonde’ gigante que rodou por pontos turistícos da capital federal. Foi o lançamento do Rota Sobre Rodas noticiado pelo DFMobilidade. Mais uma gestora do governo  Ibaneis Rocha que se qualifica e deverá ser candidata a deputada distrital. Governo que se destaca com bons gestores pode ser dar ao luxo de ter muitos candidatos.

Enquanto isso…

Jair Bolsonaro fez incursão noturna neste sábado (12) no Jardim Ingá (GO). A região é conhecida pelo alto índice de criminalidade. Rodeado por populares Jair Messias Bolsonaro parecia estar em casa. Ibanes Rocha passou o sábado no Sol Nascente dando notícias de nova obra e fiscalizando outras. Ou seja trabalhando. Ninguém para esses homens!

 

 

Notícias do Planalto Central ” é uma coluna dedicada aos nossos leitores publicada todo domingo no Portal DFMobilidade Nela você fica sabendo de todos os bastidores da política do DF e das notícias de interesse da sociedade brasiliense, direto do Planalto Central. A coluna é assinada pelo Editor do Portal DFMobilidade, Jornalista e Economista Hamilton Silva.

Comentários