O Estado de Goiás alcançou destaque global ao ser anunciado como o grande vencedor do UITP Awards 2026, considerado a premiação mais importante do mundo no setor de transporte público.
Anunciado durante uma prestigiada cerimônia em Bruxelas, na Bélgica, o reconhecimento internacional coroa o amplo projeto de transformação e modernização implementado na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).
A profunda reestruturação do transporte da Região Metropolitana de Goiânia deixou de ser um gargalo histórico e se tornou uma vitrine mundial de planejamento, inovação e sustentabilidade.
O novo modelo de governança uniu o Estado, as prefeituras locais e as concessionárias, como a RedeMob e o Consórcio BRT, em um esforço coordenado e focado em soluções a longo prazo.
Um dos resultados práticos mais expressivos apresentados ao comitê de avaliação europeu foi a redução comprovada de até 31% no tempo das viagens nos trechos contemplados pela “metronização”, garantindo muito mais agilidade e previsibilidade no deslocamento diário da população.
Entre os principais avanços tecnológicos e estruturais que garantiram o prêmio a Goiás, destaca-se a renovação sustentável e ousada da frota.
O sistema passou a contar com ônibus totalmente elétricos, incluindo os maiores modelos biarticulados elétricos em operação regular no mundo, além de veículos movidos a biometano e frotas equipadas com a tecnologia limpa Euro VI.
A requalificação da infraestrutura também foi um ponto crucial de avaliação, englobando a reconstrução e a modernização tecnológica dos terminais do BRT Leste-Oeste, bem como a instalação de milhares de novos abrigos seguros pela paisagem urbana.
Somado a isso, o projeto consolidou uma mobilidade inteligente e uma transição energética real, implementando a sincronização semafórica avançada, conhecida como “onda verde”, sistemas integrados de gestão operacional e uma adoção prioritária de combustíveis de matriz limpa.




