GDF investe R$ 40 milhões em obras no Plano Piloto

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal lançou nesta segunda-feira, 22 de junho, mais uma edição do programa GDF na Sua Porta, anunciando um expressivo pacote de R$ 40 milhões para a execução de obras de zeladoria e infraestrutura no Plano Piloto.

As intervenções estruturais, que se estenderão até o final de agosto, vão contemplar diretamente as regiões da Asa Norte, Asa Sul, Vila Planalto, Noroeste e Telebrasília.

A governadora Celina Leão ressaltou que o objetivo da força-tarefa é transformar o cenário urbano da capital em apenas sessenta dias, atendendo a demandas históricas de mobilidade e conservação apresentadas pelas lideranças comunitárias locais.

O cronograma de engenharia engloba uma série de melhorias fundamentais para a fluidez e segurança da população.

O orçamento prevê a destinação de R$ 10 milhões para a reparação e revitalização de 21 quilômetros de calçadas, garantindo a acessibilidade de pedestres, e outros R$ 10 milhões focados na recuperação asfáltica de dezenas de quilômetros de vias, além de uma ampla operação tapa-buraco.

O projeto também destina recursos substanciais para a infraestrutura ambiental e saneamento, incluindo R$ 4 milhões para a recomposição e construção de redes de drenagem, além de verbas direcionadas para a reforma de áreas gramadas, podas preventivas de árvores e a revitalização específica da Praça Nelson Corso, na Vila Planalto.

Em paralelo, foi assinada a ordem de serviço para o Programa Reflorestar, que injetará R$ 3 milhões em ações de recuperação ambiental de áreas rurais em parceria com o Instituto Brasília Ambiental.

A agenda do governo também trouxe novidades estratégicas para a segurança e assistência social.

A gestão confirmou a realização de visitas técnicas para transferir as instalações do Centro Pop, atualmente localizado na Asa Sul, para um espaço mais adequado fora da área estritamente residencial. Para fortalecer o monitoramento viário, foi firmado um importante termo de cooperação técnica entre a Polícia Militar e a CEB Ipes.

Essa integração permitirá que os agentes de segurança comuniquem imediatamente o centro de operações sobre postes apagados, danos na rede ou furtos de cabos de energia, acelerando a manutenção da iluminação pública e garantindo vias mais seguras para os motoristas durante a noite.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.