A ação do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) resultou na retirada de 16 veículos e carcaças que estavam abandonados em vias públicas.
O objetivo central é eliminar riscos à mobilidade urbana e, principalmente, destruir potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Esses materiais, quando deixados ao relento, tornam-se recipientes ideais para o acúmulo de água da chuva e resíduos, transformando-se rapidamente em focos do Aedes aegypti.
Além do risco sanitário, as sucatas atrapalham o fluxo do trânsito, degradam a paisagem urbana e podem servir de abrigo para animais peçonhentos.
Segundo a presidência do Detran-GO, a medida é tratada como uma questão de saúde pública, para o órgão, retirar esses entulhos é essencial para evitar a contaminação do solo e garantir mais segurança e dignidade aos bairros, impedindo a proliferação de doenças.
A operação tem percorrido diversas cidades: recentemente, equipes removeram quatro veículos em Terezópolis de Goiás após denúncias e outras 17 carcaças no município de Jussara.
Como denunciar
A remoção de veículos deteriorados ou acidentados está amparada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A população pode e deve colaborar com a fiscalização. Ao identificar um carro ou carcaça abandonada na rua, o cidadão pode acionar a Patrulha Detran através do número 154.




