Tirar a carteira ficou diferente em SP com o fim da baliza e a liberação de carros automáticos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O pesadelo de muita gente na hora de tirar a habilitação chegou ao fim em São Paulo, visto que O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) eliminou a obrigatoriedade da baliza no exame prático para a CNH.A novidade, que já está valendo desde segunda-feira (26/01), veio acompanhada de outra mudança histórica: agora, o candidato pode escolher fazer a prova dirigindo um veículo com câmbio automático.

A justificativa para as novas resoluções é modernizar a avaliação, assim em vez de focar na técnica de estacionamento entre cones, que muitas vezes era apenas decorada, o exame passa a priorizar a condução responsável no trânsito real.

Itens como o uso correto da seta, conversões à direita e à esquerda e o comportamento seguro nas vias continuam sendo cobrados com rigor. O objetivo declarado é simplificar o processo e cortar custos desnecessários.

Essas alterações se somam a uma reforma maior iniciada no fim de 2025, que flexibilizou o processo de formação de condutores.

Hoje, o aluno não é mais obrigado a cumprir a antiga carga horária extensa das autoescolas, são exigidas apenas duas horas de aula prática e o candidato tem liberdade para contratar instrutores autônomos.

Além disso, o conteúdo teórico passou a ser disponibilizado gratuitamente em formato digital pelo governo, deixando as aulas presenciais como uma opção e não mais uma obrigação.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.