BRB desmente boato sobre dívida com a Mastercard

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Banco de Brasília (BRB) divulgou esclarecimento oficial para desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais sobre uma suposta dívida quitada com a Mastercard, afirmando que não possui débito com a empresa nem utilizou ações para quitar obrigações financeiras.

Segundo o banco, o conteúdo divulgado de forma equivocada afirma que a Mastercard teria liquidado uma dívida do BRB, o que foi classificado como fake news pela instituição. O BRB reforça que não há relação de endividamento com a operadora de cartões.

De acordo com a nota, o que de fato ocorreu foi a aquisição indireta, pela Mastercard, de 6,93% do capital social do BRB, resultado da execução de garantias envolvendo ações do banco. Essas ações, segundo o esclarecimento, pertenciam a terceiros e foram utilizadas como garantia em uma relação contratual entre outras partes do mercado, sem participação do BRB.

Com a execução dessa garantia, houve apenas a transferência da titularidade das ações, sem qualquer impacto na estrutura financeira ou nas obrigações do banco. O BRB destaca que não participou, não intermediou e não integra essa relação contratual.

O banco afirmou ainda que segue operando normalmente e que a movimentação acionária não altera sua governança, solidez financeira ou compromissos com clientes e parceiros.

O esclarecimento busca conter a disseminação de desinformação e reforçar a transparência institucional, especialmente diante da repercussão do tema nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.