Vídeo: Nikolas anuncia caminhada até Brasília contra STF e governo

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, a realização de uma caminhada de Minas Gerais até Brasília em protesto contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e políticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o parlamentar, o objetivo da mobilização — que deve reunir apoiadores ao longo do trajeto — é demonstrar insatisfação com a atuação da Corte e questionar medidas do Executivo federal que, na avaliação dele e de seus apoiadores, ferem direitos e garantias garantidos pela Constituição.

A caminhada está planejada para partir de Belo Horizonte (MG) com destino à capital federal, com a participação de apoiadores e movimentos alinhados ao discurso de oposição ao STF e ao governo Lula. Nikolas afirmou que a iniciativa pretende “mostrar força popular contra interferências indevidas nas instituições”.

O anúncio ocorreu em meio a um cenário de crescentes articulações políticas e mobilizações de base, em pleno ano eleitoral de 2026, período em que protestos e eventos de rua têm sido organizados por lideranças partidárias e grupos alinhados a pautas específicas.

Em nota divulgada após o anúncio da caminhada, o gabinete do deputado disse que a mobilização será pacífica e reforçou que o objetivo é defender o Estado de Direito e a separação de poderes, de acordo com a Constituição.

Apesar da intenção declarada de protesto pacífico, a organização do evento ainda não apresentou rota definida, cronograma detalhado ou permissões oficiais de trânsito e segurança, o que coloca autoridades municipais e policiais em alerta para planejamento de escolta e controle durante o percurso.

Críticos da iniciativa afirmam que a marcha pode intensificar polarizações políticas e acrescentar tensões às já acaloradas discussões sobre o papel das instituições e o equilíbrio entre poderes no Brasil.

Até o momento, não há estimativa oficial de público ou duração total da caminhada, e parlamentares tanto da base governista quanto da oposição acompanham com atenção os desdobramentos da mobilização anunciada por Nikolas Ferreira.


 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.