Goiás apresenta plano operacional de mobilidade para a MotoGP 2026 com frota exclusiva

Foto: Agência Cora/SGG
Foto: Agência Cora/SGG

O Governo de Goiás apresentou, nesta quinta-feira (27/11), o Plano Operacional de Transporte e Trânsito para a MotoGP 2026. Elaborado pela empresa Oficina Consultores em parceria com a Redemob, o estudo reúne ações para assegurar mobilidade urbana e segurança ao público. A maior competição de motovelocidade do mundo está marcada para março de 2026, em Goiânia.

Uma das principais medidas é a proibição da chegada de veículos particulares ao Autódromo, visando evitar congestionamentos. O acesso será permitido apenas por moto ou ônibus. Para atender a demanda, a Redemob ofertará linhas exclusivas partindo dos Terminais Isidória, Praça da Bíblia e Paulo Garcia. A frota especial será movida a biometano, combustível 90% menos poluente que o diesel.

Serão disponibilizados bolsões de estacionamento com cerca de 10 mil vagas, distribuídas entre o Estádio Serra Dourada e o Paço Municipal. Pontos provisórios de embarque e desembarque serão criados para o transporte coletivo durante os três dias do evento. O plano de intervenções inclui reforço na sinalização e recapeamento das vias no entorno.

Com 50 mil ingressos já vendidos, sendo 78% para visitantes de fora, a competição deve movimentar R$ 1 bilhão na economia goiana. A previsão de arrecadação de ICMS é de R$ 130 milhões. O governo estadual, em parceria com a Fecomércio-GO, elaborou um plano para explorar o potencial dos setores de comércio e serviços.

Iniciativas em estudo incluem uma plataforma digital para turistas e a abertura de 100 vagas gratuitas em cursos de turismo pelo Pronatec. Além disso, será instalada uma Delegacia do Turista com servidores bilíngues para oferecer atendimento especial aos visitantes.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.