A movimentação dos projetos de mobilidade para o DF está em uma onda crescente nos últimos dias, ganhando foco nos principais veículos de mídia.
Contando com a expansão do Metrô-DF, tendo as obras já em andamento, a linha 1 em Samambaia, que está sendo projetada para a construção de 3,6 km de vias e duas novas estações, somando com outro aguardado projeto, a expansão de Ceilândia, que faz com que o Metrô na região possua a mais 2,3 km e duas estações.
Essas obras e projetos tiveram suas licitações republicadas recentemente após os ajustes do TCDF, com previsão de beneficiar 12 mil novos passageiros.
Paralelamente, as complexas obras da Saída Norte (Ligação do Torto-Colorado e uma nova ponte) seguem em andamento e impactando severamente o trânsito, exigindo operações especiais do Detran nos horários de pico para gerenciar os longos congestionamentos na região.
Notícias recentes indicam que, em conjunto com a ANTT e o governo de Goiás, o GDF avançou nas discussões para a melhoria do transporte semiurbano, com foco principal nos estudos de viabilidade do corredor BRT Norte, que atenderá à alta demanda de Planaltina-DF e Formosa-GO, diante disso sabendo que projetos de maior complexidade, como VLT para Luziânia, ainda seguem em fase de planejamento e captação de recursos.
Por fim, a mobilidade ativa e individual ganhou os holofotes com a conclusão da etapa final do STU National Street Finals, realizada no Parque da Cidade neste último fim de semana (25-26/10). O legado imediato do evento foram as novas pistas de skate de padrão olímpico, que já foram abertas e estão sendo intensamente utilizadas pela população.
Na esfera regulatória, o Detran-DF tem intensificado as campanhas informativas e a fiscalização sobre a Resolução 996 do Contran, alertando os proprietários de ciclomotores sobre a obrigatoriedade do emplacamento e habilitação (ACC ou A), cujo prazo se encerra em 31 de dezembro de 2025.
Desta forma, a mobilidade no Distrito Federal segue tomando mais forma e tornando a locomoção e acessibilidade, uma esfera importante para que esses fatores, que trazem um melhor conforto e segurança, seja na hora do lazer ou na hora comercial, onde os meios e fluxos viários devem estar em boa harmonia para um melhor uso, sejam requisitados e bem demandados por todos os agentes responsáveis por tais áreas de administração pública.




