Wrestling o esporte que transforma a trajetória de jovens do DF

Foto: André Amendoeira/SEEDF
Foto: André Amendoeira/SEEDF
O wrestling tem se consolidado como mais do que um esporte na rede pública de ensino do Distrito Federal. A modalidade tem sido um agente de transformação, incutindo valores como disciplina e foco na rotina de estudantes. Um exemplo disso é a participação de jovens lutadoras nos Jogos da Juventude 2025, onde o empenho nos tatames reflete a mudança de hábitos fora deles.

O Poder da Disciplina

Uma jovem lutadora, que compôs o time brasiliense nos Jogos, ressalta que o esporte mudou drasticamente sua rotina. Influenciada pela trajetória de sua irmã mais velha, uma medalhista de bronze no Pan-Americano 2024 que hoje treina no Rio de Janeiro e competiu em mais de dez países, a estudante trocou os hábitos sedentários por uma rotina de exercícios físicos e alimentação controlada. Ela enfatiza que o wrestling a auxilia no pensamento e na resistência, valores que aplica em todos os aspectos da vida.

Os atletas ressaltam que, independente do resultado em competições, o esporte é um fator de resistência que se pratica nos treinos e se leva para a vida. Eles veem a luta como uma forma de fortalecer o aspecto mental, crucial para lidar com as pressões do dia a dia.

Mais Que Campeões Formando Cidadãos

O crescimento da modalidade no DF é creditado a um projeto educacional, esportivo e social chamado Luta pela Cidadania, criado em 2012 e hoje presente em escolas de educação integral. Os professores responsáveis pelo projeto destacam que sua função muitas vezes se mistura com a de responsáveis, oferecendo suporte que vai além dos treinos. Um dos treinadores reforça que o objetivo é fazer com que os jovens acreditem no próprio potencial e se tornem bons cidadãos.

Um dos professores fundadores do projeto afirma que, se o atleta virar campeão, é sucesso, mas se ele se formar na faculdade, passar em um concurso público ou se tornar um excelente pai ou mãe de família, é sucesso da mesma forma. O foco é na formação humana e na crença no potencial individual.

Ex-alunos da rede pública que passaram pelo projeto atestam a transformação. Uma ex-aluna e nove vezes campeã brasileira, que conquistou medalhas de ouro, prata e bronze nos Jogos da Juventude, relata que o esporte foi a chave para conhecer novos estados, países e até mesmo conseguir bolsa na faculdade. Outro ex-aluno e atual técnico afirma que o esporte foi o que o acolheu e o trouxe “de volta para o trilho da escola”, demonstrando o papel vital da luta na superação de adversidades sociais.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.