Um ano e seis meses após a sua inauguração, o Viaduto do Jardim Botânico consolida melhorias mensuráveis na mobilidade da região leste do Distrito Federal.
A infraestrutura rodoviária, entregue em novembro de 2024 com um investimento de 33,5 milhões de reais, atende a um fluxo diário de aproximadamente 50 mil veículos.
O complexo viário está situado no quilômetro 27,2 da rodovia DF-001, atuando como o principal eixo de ligação entre o Plano Piloto e áreas como Jardim Botânico, São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC.
Durante a sua fase de execução, a obra foi responsável pela geração de cerca de quatrocentos empregos.
O monitoramento técnico realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) atesta otimizações significativas no fluxo de tráfego local.

Em um percurso de referência de dois quilômetros, o tempo médio de deslocamento foi reduzido de seis para três minutos.
O levantamento também registra um aumento substancial na velocidade média dos veículos durante os horários de pico.
No período da manhã, a velocidade de tráfego saltou de 10,7 km/h para 55 km/h. No período noturno, o fluxo passou de 23 km/h para 55 km/h em um dos sentidos e de 13 km/h para 28 km/h no sentido oposto, eliminando os antigos pontos crônicos de retenção que se formavam no antigo balão de acesso.
Além da elevação das pistas principais, o projeto de engenharia contemplou um pacote completo de adequações e infraestrutura viária.
O escopo das obras incluiu serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, além da construção de vias marginais nos dois sentidos, de uma ciclovia e de uma passarela elevada para travessia segura de pedestres.
As intervenções foram finalizadas com a etapa de urbanização e paisagismo, reconfigurando a geometria da via para garantir uma circulação contínua.




