fbpx
Pesquisar
Close this search box.

UNIVERSIDADE DO BRASIL DESENVOLVEU RESPIRADOR PULMONAR 37 VEZES MAIS BARATO

Sem%2Bt%25C3%25ADtulo.png

DF MOBILIDADE

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu um respirador pulmonar orçado em R$ 400. O valor é 37 vezes mais barato do que o disponível no mercado.

De acordo com a instituição de ensino, para produzir e vender o respirador pulmonar, as empresas precisam ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O aparelho ainda precisará, no entanto, passar por testes pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O ventilador pulmonar desenvolvido na UFPB faz uso da tecnologia touch-screen, é equipado com sistema multibiométrico e tem conectividade wireless. 

Dessa forma, é possível acessá-lo, monitorá-lo e operá-lo em tempo real, remotamente, por meio de aplicativo em dispositivos móveis como smartphones.  

O equipamento também é de rápida montagem e programação, sendo possível operá-lo em 60 segundos. 

Outro detalhe é que ele não é um respirador de emergência, podendo ser usado indefinidamente, ou seja, um substituto aos convencionais comercializados atualmente, informa Petrônio de Athayde Filho, diretor da Inova UFPB.

Comentários