O Túnel Rei Pelé, localizado em Taguatinga, completa três anos de funcionamento nesta sexta-feira, dia cinco de junho, consolidando-se como uma das principais intervenções de mobilidade urbana do Distrito Federal.
A passagem subterrânea, que recebeu um investimento de 275 milhões de reais e integra o Corredor Eixo Oeste, liga a Avenida Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga com três faixas de rolamento em cada sentido.
A obra foi responsável por separar o fluxo de carros de passeio, ônibus e pedestres, eliminando um dos maiores pontos de congestionamento no centro da cidade.
Antes da inauguração, o trecho de apenas um quilômetro exigia um tempo elevado de deslocamento devido ao cruzamento intenso de veículos provenientes de regiões vizinhas, como Ceilândia e Samambaia.
Com a nova configuração, os veículos leves circulam pela passagem inferior, enquanto o transporte público opera na superfície.
A mudança resultou em um trânsito mais livre no sentido norte-sul e trouxe reflexos positivos para o comércio local, além de garantir travessias muito mais seguras e tranquilas para os pedestres, beneficiando especialmente idosos e estudantes que circulam diariamente pela área central.
Na parte superior do complexo viário, o boulevard transformou a paisagem urbana com a reorganização dos estacionamentos, a implantação de uma ciclovia e faixas exclusivas para o transporte coletivo.
O projeto de paisagismo, executado pela Novacap, incluiu a revitalização do espaço com cerca de quinze mil metros quadrados de grama, canteiros ornamentais com oito mil flores, além do plantio de cento e cinquenta arbustos e trinta e cinco ipês.
As melhorias na iluminação e o reposicionamento das paradas de ônibus e faixas de pedestre também contribuíram para um ambiente urbano mais acessível e estruturado.
Para garantir a segurança viária, a estrutura conta com monitoramento contínuo por meio de uma central de controle operacional que opera ininterruptamente.
Vinte câmeras instaladas no interior e nos acessos do túnel transmitem imagens em tempo real, permitindo que agentes de trânsito monitorem o fluxo e acionem rapidamente guinchos ou equipes de resgate em caso de acidentes e panes mecânicas.
O sistema também auxilia na identificação de infrações, como a circulação irregular de pedestres, ciclistas e veículos pesados no interior da passagem.
Mais detalhes sobre projetos de infraestrutura podem ser acompanhados no portal do Governo do Distrito Federal, enquanto outras atualizações diárias sobre o trânsito da região estão disponíveis no dfmobilidade.com.br.




