O governador em exercício, Paco Britto, definiu como um “marco histórico” a reunião realizada, na noite desta segunda-feira (27), no Jardim Botânico, durante o 2° Workshop de Regularização do Jardim Botânico, no Salão da Paróquia Santa Clara e São Francisco da região. Trata-se de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal, a Administração Regional do Jardim Botânico e o Movimento Comunitário local, visando integrar a comunidade com as ações do GDF nos processos de regularização e urbanização, além de buscar soluções conjuntas para os problemas locais. Na noite desta terça-feira (28), ocorrerá o último dia do evento, com a realização do 1° Workshop de Urbanização do Jardim Botânico.
“Encontros como esse são garantia que o compromisso do nosso governo com a regularização dos condomínios do Distrito Federal é para valer”, frisou Paco Britto, acrescentando que nove órgãos do governo participam da reunião, “para resolver todos os entraves que atrapalham a regularização dos condomínios e para responder todas as perguntas e dar agilidade às decisões”. Na ocasião, ele citou ainda sobre a questão fundiária dos condomínios. “Ela pede uma solução há décadas; houve descaso, postergação, um pouco de preguiça e todo tipo de dificuldade para resolver essa questão tão importante para milhares de famílias. É a oportunidade que temos para organizar isso, acabar com a grilagem de terras e incorporar essas residências à formalidade”, assegurou.
Oportunidade
No 1º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico, na noite desta terça-feira (28), a comunidade do bairro terá a oportunidade de analisar e catalogar as prioridades de urbanização do local, principalmente no campo da educação, saúde, segurança, mobilidade, ações ambientais e de sustentabilidade.
No primeiro dia (27/05), o 2º Workshop de Regularização foi voltado para os condomínios que estão em processo de regularização, das áreas públicas e particulares. A proposta foi aprimorar o nível de informação dos síndicos e comissões de regularização da região, estreitar laços institucionais com os atuais servidores técnicos responsáveis pelos processos de regularização junto ao GDF, debater alternativas e propor soluções que aumentem a celeridade nos processos de regularização. Durante a abertura, síndicos de vários condomínios e a comunidade marcaram presença para esclarecer algumas dúvidas e debater assuntos fundiários.
O administrador do Jardim Botânico, João Lóssio, destacou sobre a importância do governo em estar presente e atuar junto à comunidade. “Quando dialogamos com a comunidade, temos a oportunidade de estar perto dos problemas. E, assim, buscarmos as melhores soluções. Nosso governador, desde o início, tem ressaltado a importância de atender a comunidade e toda a equipe tem cumprido isso”, disse.