Rafael Prudente (MDB): É presidente da Câmara Legislativa disse ao DF Mobilidade que: “Muita gente achou que a Câmara ia parar.” |
Na tarde desta quarta-feira (06), o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB) concedeu uma entrevista coletiva, pela internet, aos blogueiros de Brasília.
Não tem ninguém infectado na CLDF
O presidente de Câmara Legislativa disse ter tomado as devidas providências para evitar contaminação de funcionários da casa. O resultado é zero em contaminação no âmbito da Câmara Legislativa.
“Esse ano só no período que a CLDF está em teletrabalho, até ontem nós aprovamos 113 PL’s e em sua grande maioria relacionados à Covid.”
- Focou na área econômica, de saúde e social;
- Votou a proibição de corte de energia neste período;
- Votou a renda temporária para os educadores sociais;
- Votou a obrigação de utilização de máscaras em locais públicos;
- Foi votado o projeto renda mínima, para aqueles que não participam de nenhum projeto social, no valor de 407,00.
- Votaram também a gratificação para os servidores do SLU;
- Ressaltou que a Câmara não tem mais nenhum projeto na pauta, conseguiu limpar tudo.
Ajuda aos comerciantes
Prudente revelou que o Legislativo está afinado com a equipe econômica do governo, e que uma preocupação principal é com os pequenos e os micros. “São eles que tem a maior dificuldade de conseguir financiamentos. Essas dificuldades porque os cadastros não passam. Estamos trabalhando para superar os limitadores do banco. Criar um fundo garantidor de R$ 500 milhões. Nada mais é do que um programa de financiamento menos burocrático. Crédito para os pequenos poderem conseguir capital de giro, manter seus negócios e continuar gerando os empregos”.
Abertura do comércio
Decisão judicial suspendeu novas medidas de flexibilização, previstas para o dia 11 de maio. Juíza também determinou transparência nos dados da rede pública de saúde. O Legislativo vai participar da reunião com os outros poderes para debater o assunto.
Segundo Rafael Prudente, a decisão assinada pela juíza Kátia Balbino de Carvalho, da 3ª Vara Federal Cível, é mais uma medida para uma reunião de trabalho e o Judiciário se inteirar do que está sendo feito pela equipe de governo e do Legislativo.
Segundo Rafael Prudente, a decisão assinada pela juíza Kátia Balbino de Carvalho, da 3ª Vara Federal Cível, é mais uma medida para uma reunião de trabalho e o Judiciário se inteirar do que está sendo feito pela equipe de governo e do Legislativo.
Sobre este assunto o distrital disse:
“Toda parte técnica vai sanar as dúvidas da juíza”
“Câmara está segurando nossos gastos.”
“o impacto econômico, claro que isso vai ter”
Ajuda emergencial
O prazo estimado para liberar a ajuda emergencial Prudente espera que até o fim do mês seja pago.
Política: Executivo e Legislativo unido
O deputado foi perguntado sobre o relacionamento e alinhamento com o Governo do Distrito Federal que respondeu:
“Sempre pautei pelo diálogo e não pelo confronto.”
“Não é hora de pensar em eleição. O momento é de pensar nas pessoas.”
Emendas dos Distritais liberadas para o combate ao vírus.
O presidente da Câmara Legislativa esclareceu que o remanejamento das emendas parlamentares possui um rito interno na Câmara. “Tem que passar pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e isso demora em torno de 4 a 5 dias, dependendo do volume de emendas que foram feitas”.
“Tudo está dentro do rito legal. Muitos remanejamentos na área social e muitos na área da saúde. “Não vai faltar recursos para saúde”
O teletrabalho
O presidente da Câmara Legislativa lamentou o esvaziamento da ‘Casa do Povo’ devido à pandemia.
“Uma pena não ter a Câmara Mais Perto de Você.”
Sobre o governo Federal Ponto de Equilíbrio
Na entrevista coletiva Prudente foi perguntado sobre o relacionamento do governo local com o executivo federal e o presidente do MDB local comentou:
“Nós recebemos uma mesada de 14 bi. Há necessidade de convergência.” descrevendo a dependência econômica do DF.
O governo federal repassou ao GDF, nesta semana, a quantia de 57 milhões e autorizou a construção de Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
“A construção da primeira UPA no brasil dentro da papuda. e um recurso de 57 milhões.”
Sobre os rumores de impedimento do Presidente da República, Rafael Prudente foi enfático:
“Se tiver impeachement vamos ter que ir embora daqui. Isso é péssimo para o mercado. é hora das pessoas terem mais responsabilidade.”
Completou Prudente.