Prazo final para proprietários de ciclomotores vai até quarta-feira (31/12) para registrar veículos e evitar multas

Imagem gerada por IA
Imagem gerada por IA
Termina nesta quarta-feira (31/12) o prazo para que proprietários de ciclomotores em todo o Brasil regularizem a situação de seus veículos junto aos Departamentos Estaduais de Trânsito, tal medida atende à Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e visa estabelecer um período de transição para o registro e licenciamento desses veículos partir de 1º de janeiro de 2026.A partir desta data, uma fiscalização rigorosa, exigindo emplacamento, licenciamento anual e habilitação (ACC ou CNH categoria A) para a circulação em vias públicas assim abrangendo os veículos como os “cinquentinhas”, que em geral devem se encaixar na categoria de ciclomotor, possuindo registro o veículo deve possuir as seguintes características:

  • Motor a combustão: até 50 cilindradas; ou
  • Motor elétrico: potência máxima de 4 quilowatts (kW); e
  • Velocidade: limitada a 50 km/h de fabricação.

Veículos que excedem esses limites são classificados como motocicletas ou motonetas e já seguiam regras próprias.

Por outro lado, bicicletas elétricas, patinetes e skates continuam isentos de emplacamento e habilitação, desde que respeitem limites de velocidade (até 32 km/h para bikes) e não possuam acelerador manual (apenas pedal assistido).

O processo de registro deve ser iniciado no portal do Detran de cada estado e finalizado presencialmente mediante agendamento.

É necessário apresentar nota fiscal (ou declaração de procedência com firma reconhecida), documento de identidade, laudo de vistoria e o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), já para modelos fabricados ou importados até julho de 2023 sem código específico, exige-se o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Quem perder o prazo e for flagrado a partir de janeiro dirigindo sem regularização ou habilitação cometerá infração gravíssima enfrentando a penalidade sob multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e remoção do veículo ao pátio.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.