O presidente da CLDF (Câmara Legislativa do DF) Rafael Prudente (MDB-DF) concedeu ao DFMobilidade entrevista nesta sexta-feira (17) onde destacou esforço da casa na aprovação do orçamento para 2022.
O deputado que é pré-candidato a uma vaga da Câmara dos Deputados enfatizou em vários momentos que o foco do MDB é a recondução de Ibaneis Rocha (MDB) ao Palácio do Buriti.
Sobre a candidata do PMDB senadora Simone Tebet (MDB-MS), que irá concorrer à Presidência da República, Rafael disse que ela tem uma história na política e pode ser uma surpresa. MDB não tá acostumado a ficar a reboque de outras partidos e que a aliança na capital depende de muitos fatores.
Recomendamos para você:
Ainda sobre o MDB na cidade, ele disse respeitar muito Tadeu Filippelli e reafirmou que não toma decisões relevantes sem consultar o ex-presidente da sigla. E acrescentou que espera eleger dois deputados federais e quatro deputados distritais pelo partido.
Apesar de influenciar diretamente, pelo peso políticos, não polemizou sobre um possível racha na composição para a chapa majoritária: “Eu estou tomando conta das eleições proporcionais.” destacou Rafael Prudente.
A gente espera uma coalisao mas não falo por outros. Aqui com pé no chão o governador é candidato a reeleição e Flávia Arruda candidata ao Senado Federal. Pela minha avaliação pragmática feita hoje.
Sobre as Ações aprovadas pela CLDF nos últimos dias. Não deixamos absolutamente nada de importante para o ano que vem. Com exceção da LUOS, por falta de consenso entre os distritais.
Sobre as investigações da polícia civil, noticiado pelo DFMOBILIDADE que abordaram os gabinetes dos Deputados Daniel Donizete (PL) e Sardinha (Avante), o Prudente disse que a sociedade vai saber separar ações individuais da Instituição. Isto porque a Câmara criou diversos mecanismos de transparência. “Claro que isso eu não gostaria que isso não acontecesse aqui na casa.”, ressaltou o presidente da CLDF.
Sobre os inúmeros pedidos de mudanças no intertícios da PM o político disse que torce muito para uma aprovação do plano de carreira dos militares porquê a “cada seis meses há uma romaria de policiais militares na CLDF” em busca de mudanças no interstício da corporação.
Sobre as Ações aprovadas pela CLDF nos últimos dias.“Não deixamos absolutamente nada de importante para o ano que vem”. Com exceção da LUOS, por falta de consenso.
O presidente do MDB finalizou a entrevista falando das prioridades para ano de 2022 elegendo a pauta econômica e social. O deputado destacou o esforço realizado e a construção de um arcabouço complexo de leis aprovados na última terça-feira (14) para aprovar orçamento de R$ 48,2 bilhões para 2022 no DF que seguiu para executivo sancionar. Vale Gás, prato cheio, DFFiscal dentre outras de espectro sociais.